Close Menu

Busque por Palavra Chave

Cifra Econômica | ​Humanos ainda mais econômicos que a IA

Por: Daniel Ribeiro
23/01/2024 09:02
Tamanho da fonte: A A

Um estudo intrigante do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) levanta questões sobre a viabilidade econômica da substituição de trabalhadores humanos por inteligência artificial (IA). Analisando 1.000 empregos, o estudo descobriu que apenas 3% dessas atividades podem ser economicamente automatizadas com a tecnologia atual. No entanto, essa proporção poderia aumentar para 40% até 2030. Mas será que realmente os humanos continuam sendo a opção mais econômica?

Este estudo, intitulado "Beyond AI Exposure", foi realizado pelo Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial do MIT e explora as consequências do avanço acelerado da IA, particularmente em grandes modelos de linguagem, para a força de trabalho.

O ano de 2023 testemunhou um aumento na adoção da IA em diversos setores, impulsionado por inovações como o ChatGPT da OpenAI. Gigantes tecnológicos como Microsoft, Alphabet, Baidu e Alibaba estão avançando rapidamente no desenvolvimento e lançamento de novos serviços baseados em IA.

Apesar do crescente receio de que "as máquinas possam roubar nossos empregos", o estudo do MIT sugere que a realidade econômica de substituir trabalhadores humanos por máquinas ainda é complexa e multifacetada. A questão permanece: Estamos realmente próximos de uma era onde a automação será mais rentável do que a mão de obra humana? #IAvsHumanos


Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech
Publicações Legais

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro